O compliance é mais do que "marcar um campo". Significa criar um ambiente em que o compliance regulatório e as práticas éticas se complementam. Como região, a América Latina e o Caribe têm muito espaço para melhorias, especialmente agora com o aumento dos crimes financeiros, de subornos e de corrupção.
Fazer apenas o mínimo necessário para cumprir o compliance regulatório resulta em alta vulnerabilidade à lavagem de dinheiro, CFT, tráfico de pessoas e aos crimes de suborno e de corrupção. Isso, por sua vez, abala a confiança na integridade do sistema financeiro, prejudicando assim a capacidade de levantar capital e enfraquecendo o crescimento em longo prazo.
Enfrentar os principais desafios exige uma mudança de mentalidade. O alto custo de implementação das tecnologias é um obstáculo, mas apenas porque a tecnologia de compliance regulatório é muitas vezes percebida como um "centro de custo", em vez de um facilitador de negócios.
Esta mudança de mentalidade agora é essencial à luz da emissão do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), com três objetivos abrangentes de AML/CTF. Esses objetivos são política, coordenação e cooperação; impedir que procedimentos criminosos e o financiamento do terrorismo façam parte do setor financeiro; e detectar e interromper ameaças de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo.
A tríade do compliance para elevar os padrões praticados é a tecnologia associada a dados e pessoas. Ir além dos requisitos regulamentares mínimos pode causar um impacto nas comunidades que você atende e em sua equipe interna. Aplicar as melhores práticas e garantir que os dados, as tecnologias e as equipes da sua empresa trabalhem juntos, em sinergia, certamente é essencial para o sucesso da sua organização.
A LexisNexis® Risk Solutions oferece uma série de soluções para ajudar você a mitigar os riscos de AML/CTF com soluções de compliance regulatório.
Quer saber mais? Conheça o nosso e-Book: Cumprir por cumprir não é suficiente. Elevando o padrão de compliance na América Latina e no Caribe.