LexisNexis® Risk Solutions ajuda a devolver $965.000 às vítimas de mulas
Visão geral
Essa grande instituição financeira oferece uma vasta gama de serviços, incluindo operações bancárias pessoais e comerciais, atividades bancárias privadas, seguros e finanças corporativas. O cliente está no centro da ética do banco: A confiança é parte integrante do objetivo da instituição de ser respeitada e valorizada por seus clientes.
Problema empresarial
As "mulas financeiras" tornaram-se um elemento-chave para muitas fraudes de terceiros e outros golpes que afetam clientes e bancos em todo o setor. Os cibercriminosos, motivados por grandes ganhos financeiros e armados com credenciais roubadas de inúmeras violações de dados, estão se tornando hábeis em invadir contas bancárias on-line genuínas. No entanto, uma vez que o fraudador se infiltra em uma conta usando credenciais roubadas, ou implementa táticas de engenharia social contra um cliente genuíno, o dinheiro deve ser transferido para uma conta sobre a qual o fraudador tem controle e na qual os ganhos obtidos indevidamente podem ser lavados.
Definido como alguém cuja conta bancária é usada para lavar o produto do crime por meio do sistema financeiro, as "mulas" são contratadas ou recrutadas, consciente ou inconscientemente, para fins de lavagem de dinheiro. Difícil de rastrear, o dinheiro é movimentado rapidamente, passando por grandes redes de contas "mula" aparentemente desconectadas, mantidas em várias instituições financeiras.Esta grande instituição financeira foi confrontada com o desafio de como identificar a atividade das "mulas financeiras" em seu ambiente bancário on-line, exigindo uma solução que fosse capaz não apenas de detectar essa atividade, mas que também pudesse ajudar a impedir que
os fundos fossem movimentados e, por fim, devolvidos às vítimas do crime.
Estabelecendo um comportamento confiável com o LexID® Digital
Desde a implementação da LexisNexis Risk Solutions, o banco conseguiu identificar 50% a mais contas de "mulas" e devolveu US$965.000 de fundos fraudulentos às vítimas das "mulas financeiras". Impulsionando esse sucesso está a LexisNexis® Digital Identity Network®, que foi capaz de revelar um comportamento anômalo indicativo de "mulas financeiras" ao analisar atributos como anomalias de localização, dispositivo e comportamento.
A LexisNexis Digital Identity Network® usa inteligência compartilhada global anonimizada para distinguir melhor entre clientes e fraudadores, sustentada pela inteligência colaborativa de milhões de interações diárias dos consumidores, incluindo logins, pagamentos e novos aplicativos de contas em milhares de empresas globais.
O banco conseguiu visualizar com clareza a teia de aranha de contas vinculadas geradas pela atividade das "mulas". Com isso, ele foi capaz de conectar dispositivos de "mulas" conhecidos a novas contas no login, com alertas por e-mail, permitindo bloquear rapidamente essas novas contas "mula". A inteligência de dispositivos e IP foi aproveitada para vincular dispositivos e identificar redes e "mulas" adicionais, com o banco, em um caso, descobrindo um anel de fraude envolvendo 140 contas "mula". O banco também foi capaz de ajudar na prisão de um fraudador que recrutava "mulas", somente com as informações da LexisNexis Risk Solutions que foram capazes de identificar a localização da atividade da conta "mula".
O banco também implantou um modelo de identificação de "mulas", com base em padrões de comportamento, que tem como alvo "mulas" desconhecidas, o que permitiu analisar comportamentos e padrões em seus mínimos detalhes, e diferenciar com mais precisão entre novas "mulas" e mudanças legítimas de comportamento. Permitindo mudanças no comportamento dos usuários confiáveis, o modelo de identificação de "mulas" também ajudou a reduzir o atrito para os clientes legítimos.