07/10/2021
Londres, Reino Unido —Dois terços dos bancos, corporações e instituições financeiras não bancárias (NBFIs, Non-Banking Financial Institutions) ainda usam mecanismos de pesquisa para cumprir os regulamentos de compliance ao comércio e à exportação, de acordo com a Accuity, uma empresa da LexisNexis® Risk Solutions e líder global no fornecimento de soluções de detecção de crimes financeiros, serviços de pagamento e conhecimento do cliente (KYC). A pesquisa manual deixa as organizações vulneráveis, quanto a ignorar sinais de alerta e tomar decisões equivocadas sobre aceitar ou não os negócios. Isso pode expô-las a riscos, possíveis ações regulatórias e ainda resultar em perdas de oportunidades de participação em transações comerciais seguras e legítimas.
Os provedores de financiamento comercial, bem como seguradoras, empresas de logística e outros envolvidos em cadeias de suprimentos internacionais são responsáveis por conduzir a devida diligência nas partes e itens envolvidos nas transações, e nas remessas que eles facilitam. Isso inclui a verificação da legitimidade do cliente e de todas as partes da transação, comprovando se há bens de dupla utilização ou controlados (por exemplo, aqueles que podem ter uma finalidade militar), e garantindo se os fundos e os bens não vão ou vêm de um local sancionado.
A pesquisa sobre compliance no comércio - conduzida pela Accuity, durante o primeiro semestre de 2021 - entrevistou mais de 120 profissionais dos principais bancos, seguradoras e de fintechs que operam na APAC, EMEA e nas Américas. O estudo mostra como a busca manual generalizada prevalece mesmo anos após o surgimento de soluções automatizadas, para a detecção de riscos de compliance no comércio, como entidades sancionadas e bens de dupla utilização.
Principais conclusões da pesquisa:
O cliente da Accuity, Enas Hamed, Chefe da Unidade de Sanções do Banco de Habitação para Comércio e Finanças na Jordânia, diz: “Priorizamos a digitalização e a automatização de nosso processo de análise de transações de financiamento comercial, em relação às listas de sanções locais e internacionais. Ao fazer isso, o banco eleva os seus níveis de eficiência, reduzindo o tempo dedicado no processamento e na análise manual de potenciais transações, ao mesmo tempo em que permite uma trilha clara de auditoria e aumenta a eficácia em suas negociações, junto aos órgãos reguladores e seus clientes".
Aneta Klosek, Diretora de Compliance para Comércio da Accuity, comenta: “O compliance para o comércio é uma função crítica, onde os erros podem custar milhões às empresas. Uma área, na qual a menor omissão pode atrapalhar toda a estratégia de um negócio, não é lugar para se arriscar. Por outro lado, o estudo mostrou que obter o compliance certo para o comércio, pode gerar uma vantagem competitiva significativa. Portanto, há muitos motivos para que as empresas de toda a cadeia de abastecimento coloquem o foco nisso. Estamos observando mais bancos e outras organizações recorrerem às soluções abrangentes de dados e tecnologia para garantir que a sua estrutura de compliance seja absolutamente rigorosa - e, como resultado, eles prosperarem durante a pandemia”.
A LexisNexis® Risk Solutions aproveita o poder dos dados e da análise avançada para fornecer insights que ajudam empresas e entidades governamentais a reduzir riscos e melhorar as decisões para beneficiar as pessoas em todo o mundo. Fornecemos soluções de dados e tecnologia para uma ampla gama de indústrias, incluindo seguros, serviços financeiros, saúde e governo. Com sede na região metropolitana de Atlanta, Geórgia, temos escritórios em todo o mundo e fazemos parte da RELX, um fornecedor global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. Para obter mais informações, visite LexisNexis Risk Solutions e RELX.
Contatos de Mídia
Marcy Theobald
Diretor Sênior, Comunicações Globais
[email protected]
1.678.860.3639