Três maneiras de superar os pagamentos com falhas

                                         
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Parte um da série - Acelerando os pagamentos

Como prevenir os pagamentos com falhas
Se você trabalha para um banco, um fornecedor de serviços de pagamento (PSP) ou uma instituição financeira não bancária, com certeza já se deparou com pagamentos com erro. De acordo com um estudo da LexisNexis® Risk Solutions, estima-se que pagamentos com erro custaram US$ 118.5 bilhões à economia global em taxas, mão de obra e negócios perdidos em 2020.

Há diversas razões pelas quais um pagamento pode apresentar erros, incluindo informações não precisas ou incompletas, problemas na inserção de dados por conta de erro humano ou dados e ferramentas de validação ruins. Mas as consequências são graves. A mesma pesquisa indicou que cerca de 60% das organizações perderam clientes por conta disso.
À medida que o comércio digital continua crescendo, o mesmo ocorre com o custo acumulado dos pagamentos com erro. Entretanto, com três simples passos, a sua organização conseguirá combater essas causas enraizadas.

1. Entenda por que os pagamentos apresentam erros.

Seja por erros na inserção das informações de clientes ou fornecedores, dados faltando ou desatualizados, os pagamentos com erro podem ocorrer de problemas em qualquer etapa do seu processo de pagamento.

Ao configurar pagamentos, os clientes e fornecedores podem facilmente cometer erros ao inserir as suas informações. Isso aumentou por conta dos erros de digitação de um maior número de pessoas usando dispositivos com tela pequena para inserir os seus dados. Se somente um dígito de uma conta bancária ou de um código de identificação bancária for inserido incorretamente, o pagamento apresentará erro. O estudo mencionado acima mostrou que os números de contas (tanto IBAN como não IBAN) somaram quase um terço de todos os erros de pagamentos e dados de beneficiários são o outro terço.

Dados insuficientes também contribuem para pagamentos com erro. Com até dez informações diferentes exigidas para configurar e processar um pagamento, não é de se surpreender que clientes e fornecedores geralmente não preencham todos os detalhes. Não é realista esperar que um cliente saiba quais redes o banco do beneficiário suporta, os dados de bancos correspondentes ou quais países exigem informações sobre o motivo para um pagamento.

E mesmo que um pagamento tenha sido iniciado com sucesso, ele pode apresentar um erro caso a informação se torne obsoleta. Esse problema é especialmente comum com pagamentos de fornecedores onde pode haver um intervalo de tempo significativo entre a coleta das instruções e o início do pagamento, durante o qual bancos correspondentes, redes suportadas, instruções de liquidação permanente ou outros detalhes podem ter sido alterados.

Muitas vezes, o verdadeiro desafio é encontrar o problema e corrigir o erro, mas nem sempre fica imediatamente claro para a entidade que iniciou o pagamento porque o banco, por exemplo, recusou a transação. Estudar o problema manualmente é demorado e não se adapta bem a grandes volumes de pagamento.

Uma vez que um pagamento apresenta um erro, pode levar até seis dias para que a parte que o iniciou receba uma notificação. Um estudo da Checkout.com e da Oxford Economics revelou que 65% dos comerciantes não são informados dos códigos detalhados sobre os pagamentos com erro e mais de 40% não recebe análises factíveis com os dados dos pagamentos. A falta dessas informações complica e atrasa, ainda mais, a agilidade de uma organização consertar os erros.

2. Analise o impacto

Otimizar o processo de pagamento para reduzir o número de pagamentos com erro deve ser prioridade por causa do impacto financeiro e reputacional de uma empresa.

O atrito desnecessário durante o processo de onboarding pode levar a oportunidades perdidas com clientes e fornecedores que desejam a experiência de um serviço dinâmico. Nas operações bancárias do varejo, de câmbio, de private wealth, de remessas on-line e de outros serviços, o atrito durante o onboarding pode ter impacto negativo na aquisição de novos clientes. Uma pesquisa do setor realizada pela Signicat divulgou que 40% dos clientes abandonam o onboarding nos aplicativos de serviços bancários para dispositivos móveis citando tempo como o motivo. Pedir aos clientes e fornecedores que procurem os formatos do endereço do banco e do número da conta no exterior pode criar um atrito desnecessário.

Outro impacto é que custos operacionais mais altos também podem prejudicar o resultado. Com algumas organizações enviando mais de 1.000 pagamentos por minuto, mesmo uma pequena porcentagem apresentando erro, as taxas bancárias e o custo do acompanhamento manual para identificar e corrigir erros que aumentam rapidamente.

Por fim, os pagamentos atrasados diminuem a confiança e afetam a retenção de clientes. Esses atrasos podem causar problemas na cadeia de suprimentos se os produtos não forem enviados no prazo e problemas contratuais podem surgir se não houver fundos para executar as operações. Oferecer um serviço eficiente ajuda na retenção de clientes e na solidificação da confiança.

3. Lembre-se de que é melhor prevenir do que remediar

Os pagamentos com erro podem ser caros no que diz respeito a rotatividade de clientes, taxas e despesas relacionadas. A melhor abordagem para a gestão de custo enquanto se oferece uma experiência do cliente perfeita é evitar que os pagamentos apresentem erros. Entre os princípios chave estão:

  • Acertar desde o começo. Implemente uma solução de informação de pagamento automatizada e em tempo real que verifica a exatidão das informações fornecidas pelos clientes e fornecedores durante a configuração do pagamento. Se houver um erro, o cliente é notificado imediatamente e solicitado a verificar os dados para que tudo esteja correto antes dele apertar ‘enviar’.
  • Tirar a responsabilidade dos seus clientes. Não espere que os seus clientes e fornecedores tenham todos os dados para a configuração do pagamento. Diminua o risco de lacunas de informações adicionando automaticamente os dados necessários, como instruções de liquidação permanente e os dados bancários, para que os seus clientes não precisem se preocupar com isso.
  • Manter as informações corretas. As contas são fechadas, os bancos se fundem e os endereços mudam. Onde pode haver um longo período entre a configuração e o início do pagamento, como pagamentos de fornecedores, é boa prática limpar os arquivos regularmente para corrigir, de forma proativa, erros que podem ter sido acumulados em seu banco de dados.

As ferramentas que ajudam a combater o atrito

Defender a sua organização dos erros de pagamentos requer inovação, e não mais pessoas para tentar resolver o problema.

APIs de validação de pagamento podem armá-lo contra a causa da maioria dos erros de pagamentos ao comparar, em tempo real, os detalhes às regras de pagamento e de compliance durante a configuração do processo de pagamento. A vantagem dessa abordagem é que se um número de IBAN, de ACH ou outra informação estiverem incorretos, o seu cliente é avisado antes de completar a operação. Como alternativa, para pagamentos em lote, você pode usar arquivos de dados de referência abrangentes para limpar as informações carregadas antes que os pagamentos sejam iniciados.

À medida que as redes de pagamento se tornam mais diversificadas, a complexidade da movimentação de fundos tende a aumentar, assim como a chance de falhas nos pagamentos. Ao implementar essas ferramentas simples, você pode eliminar os obstáculos que causam erros nos pagamentos.

O resultado? Você evitará atrasos de pagamento, rejeições e taxas desnecessárias e seus clientes desfrutarão de um serviço rápido e sem atritos.

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