20/10/2021
BRASIL — A LexisNexis® Risk Solutions publicou o seu Relatório "O Real Custo das Fraude" para a América Latina 2021. O estudo traz dados de uma pesquisa com 454 executivos de risco e fraude no varejo / e-commerce, serviços financeiros e empréstimos, incluindo 91 empresas no Brasil. Agora, cada transação fraudulenta custa em média 3,68 vezes o valor da transação perdida na América Latina, em comparação com 3,46 em 2019. Os entrevistados indicam que as instituições financeiras e o e-commerce são os mais afetados, devido ao rápido crescimento de transações digitais durante a pandemia.
O LexisNexis Fraud Multiplier℠, que mede o valor total da perda que uma empresa sofre com base no valor real em dólares de uma transação fraudulenta, descobriu que os comerciantes no Brasil em 2021 pagaram 3,86 vezes o valor de cada ação fraudulenta, em comparação com 3,61 em 2019. O custo da fraude inclui perdas relacionadas ao valor nominal da transação pela qual as empresas são responsáveis, bem como taxas e juros incorridos, penalidades e honorários advocatícios, mão de obra, custos de investigação e custos externos de recuperação.
Vários fatores contribuíram para o aumento acentuado dos custos, como os fraudadores visando empresas financeiras para obter contas e a clonagem de cartões; crescimento do uso de contatos e métodos de pagamento digitais por parte dos consumidores, o que resultou em mais perdas por fraude; e o aumento das transações por meio de canais em dispositivos móveis, que criaram problemas de fraude de identidade.
Os resultados do estudo indicam que muitos e-commerces estavam despreparados para o rápido crescimento de transações digitais provocadas pela pandemia. O uso limitado ou o acesso dos comerciantes a soluções que avaliam identidades digitais e risco de transações resultou em um menor número de identidades sintéticas desmascaradas, visando proteção contra crimes cibernéticos.
A fraude de identidade é uma preocupação, especialmente nos canais móveis. O percentual de custos de fraudes para instituições financeiras atribuídos aos canais móveis cresceu em alguns mercados (México, Colômbia e Argentina) e também é alto para os e-commerces no Brasil, Chile e Colômbia.
Principais conclusões do relatório 2021 sobre o Real Custo da Fraude na América Latina:
"Os comerciantes e empresas de serviços financeiros da América Latina podem ajudar a prevenir fraudes, reduzir o custo da fraude e equilibrar melhor o atrito com o cliente por meio das melhores práticas de segurança cibernética, que incluem uma abordagem de solução em várias camadas", destaca Rafael Costa Abreu, Diretor de Fraude e Identidade da LexisNexis Risk Solutions. "O estudo mostra que aqueles que seguem esta abordagem enfrentam menos desafios e perdem 3,44 vezes o valor para cada transação fraudulenta, em comparação com 3,85 vezes o valor perdido para as empresas que usam tecnologia em uma base ad hoc"
Para mais informações sobre o estudo Relatório "O Real Custo das Fraudes" para a América Latina 2021, por favor, acesse aqui.
A LexisNexis® Risk Solutions aproveita o poder dos dados e da análise avançada para fornecer insights que ajudam empresas e entidades governamentais a reduzir riscos e melhorar as decisões para beneficiar as pessoas em todo o mundo. Fornecemos soluções de dados e tecnologia para uma ampla gama de indústrias, incluindo seguros, serviços financeiros, saúde e governo. Com sede na região metropolitana de Atlanta, Geórgia, temos escritórios em todo o mundo e fazemos parte da RELX, um fornecedor global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. Para obter mais informações, visite LexisNexis Risk Solutions e RELX.
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