Com base na análise das pesquisas detalhadas realizadas com mais de 218 executivos de risco e fraude na América Latina, o estudo sobre o real custo da fraude da LexisNexis® Risk Solutions proporciona uma visão atualizada das tendências de fraude que afetam os setores financeiro e varejista na região.
Este estudo, conduzido pela Forrester Consulting a pedido da LexisNexis® Risk Solutions, investiga as tendências atuais e emergentes em fraude, oferecendo insights e recomendações sobre como gerenciar de forma mais eficaz os riscos de fraude e fortalecer a confiança dos clientes.
A globalização e a digitalização aumentam os riscos de fraude.
Em toda a América Latina, 60% das organizações participantes da pesquisa relataram um aumento nas fraudes nos últimos 12 meses.
A digitalização é uma faca de dois gumes.
O movimento em direção à inclusão digital tem gerado novas oportunidades de fraude na América Latina.
Na região, os canais digitais respondem por 51% das perdas totais por fraude. Além disso, 38% das fraudes podem ser atribuídas a métodos de pagamento novos e emergentes, como pagamentos digitais/móveis, criptomoedas, entre outros.
A crescente proliferação de ameaças tecnológicas na América Latina.
Com o aumento da popularidade dos métodos de pagamento digitais, os criminosos encontraram maneiras de explorar a vulnerabilidade desses sistemas. De acordo com a pesquisa, 60% das instituições financeiras relataram um aumento nas fraudes envolvendo carteiras digitais, enquanto os varejistas observaram um crescimento significativo no número de fraudes direcionadas a transações móveis.
O crescente custo da fraude.
O verdadeiro custo da fraude vai muito além da simples perda de valor nominal. Nas instituições financeiras da América Latina, o custo de cada transação fraudulenta é 4,59 vezes maior do que o valor da transação perdida, em comparação com 3,07 para os varejistas.
Desafios cruciais na batalha contra a fraude.
A velocidade com que surgem as novas tecnologias exige que os funcionários estejam sempre atualizados com as tendências e tecnologias de fraude, avaliando quais soluções são mais adequadas para as necessidades de sua organização.
Os executivos da América Latina que participaram da pesquisa destacaram os seguintes grandes desafios:
Serviços Financeiros
- Questões de privacidade
- Complexidade na implementação de tecnologia
- Dificuldade em distinguir entre transações legítimas de humanos e transações maliciosas de bots
Varejo
- Desafio para identificar quais soluções são necessárias
- Questões e problemas regulatórios/de compliance
- Dificuldade em distinguir entre transações legítimas de humanos e transações maliciosas de bots
O estudo sobre o real custo da fraude na América Latina não apenas fornece informações essenciais para acompanhar as tendências emergentes de fraude, mas também oferece recomendações para fortalecer as estratégias de gestão de riscos: