Compliance eficiente no comércio exterior

Gerencie o cenário em evolução das regulamentações de compliance no comércio exterior e o controle de exportações.

Trade Compliance Eficaz

                                 
Contate-nos

Melhores práticas para a eficácia do Trade Compliance e dos controles de exportações.  

O comércio global está crescendo e está sob crescente fiscalização dos reguladores. No cenário regulatório atual, as empresas que fazem parte de cadeias de suprimento globais interconectadas ou que facilitam o movimento internacional de mercadorias - como despachantes de carga, seguradoras especializadas e instituições financeiras - têm a tarefa de acompanhar as regulamentações da administração das exportações. Elas devem cumprir uma estrutura regulatória complexa, relativas às sanções e bens controlados em várias jurisdições. 

As equipes de Trade Compliance enfrentam o desafio diversificado e extenso de:

Identificação de potenciais riscos de compliance no comércio exterior

Identificar possíveis
problemas de risco

Equipes de compliance no comércio exterior mantendo-se em dia com as regulações

Manter-se atualizadas
com os regulamentos 

Equipes de compliance no comércio exterior mantendo trilhas de auditoria

Manter trilhas de auditoria
para satisfazer as verificações
regulatórias

O processo envolve uma quantidade considerável de coleta e verificação de dados, não apenas no início da viagem, mas em todas as fases da negociação. As equipes de compliance também enfrentam desafios internos, como a pressão para cumprir prazos mais curtos para levar as mercadorias de A para B o mais rápido possível. Além disso, os controles de importação/exportação e as políticas de sanções estão em constante mudança. As equipes de Trade Compliance devem estar à frente das regulamentações e melhores práticas exigidas por organizações como OFAC e FATF, bem como por governos individuais. Não fazer isso as coloca em risco de uma ação de fiscalização que pode resultar em multas  pesadas, perda de receita e danos à reputação.


Determinar a exposição ao risco

O comércio internacional expõe as organizações a um grande número de riscos e vulnerabilidades que podem envolver a lavagem de dinheiro do crime e o financiamento de organizações terroristas. Como as transações de comércio internacional geralmente envolvem várias partes, a realização de due diligence pode ser extremamente complexa.

O comércio internacional também tende a ser fortemente baseado em documentos. Isso significa que existe a possibilidade de fraude documental, que pode estar ligada à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e contornar as sanções da OFAC ou outras restrições. As organizações enfrentam um desafio contínuo para digitalizar e dar sentido aos dados díspares e não formatados.

Estabelecer procedimentos para vetar clientes e negócios

O Trade Compliance é mais do que simplesmente examinar um cliente, fornecedor ou parceiro comercial. Todas as partes envolvidas devem examinar os aspectos específicos de cada comércio, incluindo as mercadorias que estão sendo enviadas, seu destino, seu transporte e seus documentos de financiamento comercial - aplicando o mesmo nível de due diligence em todas as etapas. 

Os procedimentos manuais são inadequados, especialmente se envolverem a coleta de dados de várias fontes e em vários formatos. Para complicar ainda mais as coisas, é necessário fazer  o screening  não apenas antes da negociação, mas também durante todo o ciclo de vida da negociação.  

Isso adiciona a carga adicional de digitalização, automatização e simplificação de processos de due diligence, verificação de dados e gerenciamento de processos para equilibrar os requisitos de compliance regulamentar, os objetivos de crescimento dos negócios e a lucratividade. 
Compliance no comércio exterior para verificação de clientes e comércio


Simplificar o compliance

Entre em contato conosco e descubra como podemos apoiá-lo

Produtos que podem ser de seu interesse