No ambiente de negócios dinâmico de hoje, as instituições financeiras enfrentam muitas pressões para atingir as suas metas de crescimento, ao mesmo tempo em que compensam os impactos operacionais e aumentam as despesas de compliance.
O estudo “O Real Custo do Compliance Contra Crimes Financeiros na América Latina 2021”, da LexisNexis® Risk Solutions, apresenta os últimos resultados de uma abrangente pesquisa com bancos e instituições financeiras na América Latina, incluindo Brasil, Chile, Colômbia, México e Panamá. A pesquisa mostra uma síntese atual sobre as principais prioridades de muitos líderes do setor e detalha os maiores custos de compliance contra crimes financeiros, bem como os desafios operacionais que as empresas de serviços financeiros enfrentam na região.
O estudo apresenta como principais resultados:
- O custo do compliance contra crimes financeiros apresentou aumento significativo para as instituições financeiras maiores nos principais mercados da LATAM, com salários e contratações contribuindo para isso, impulsionados por pressões crescentes de ameaças criminosas em evolução, maior volume de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD), Combate ao Financiamento do Terrorismo (CFT), e regulamentações mais rígidas.
- A Covid-19 continuou tendo impacto negativo nas operações e nos custos de compliance quando comparado aos períodos anteriores à pandemia, principalmente no que diz respeito à definição do perfil de risco do cliente e à gestão de eficiência de recursos, causando atrasos no acolhimento e menor produtividade. Ao mesmo tempo, mais instituições financeiras classificaram as áreas jurídica/contábil como áreas de alto risco de lavagem de dinheiro.
- O KYC de proteção e a resolução eficiente de alertas impuseram grandes desafios para a triagem de crimes financeiros. Melhores dados de due diligence, definição do perfil de risco e maneiras de se manter uma trilha de auditoria são necessidades fundamentais. Além dos desafios impostos pela Covid-19, ameaças criminosas emergentes continuaram impulsionando o de-risking por parte dos bancos estrangeiros, com as empresas mexicanas e panamenhas afirmando terem sofrido o maior impacto do aumento nos custos de compliance de PLD.
- Crimes financeiros envolvendo pagamentos digitais e criptomoedas estão em ascensão, tendo grande impacto no aumento dos custos de compliance contra crimes financeiros. Novas regulamentações específicas a operações digitais e moedas continuarão aumentando a pressão e o custo do compliance para as instituições financeiras.
- As instituições financeiras que investiram no uso de recursos de fornecedores terceiros (portais, soluções de compliance) sofreram menos impacto no aumento dos custos e nos desafios impostos pelos crimes financeiros em evolução, principalmente os associados a pagamentos digitais e criptomoedas.
Prepare-se para as condições dinâmicas de mercado e às crescentes exigências de compliance contra crimes financeiros. Você verá como uma estratégia responsiva ao risco de compliance contra crimes financeiros permite que a sua empresa obtenha eficiência operacional e econômica, sem comprometer os principais objetivos do negócio.
Preencha o formulário e explore o estudo “O Real Custo de Compliance Contra Crimes Financeiros na América Latina 2021”, da LexisNexis® Risk Solutions.